ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

LIÇÃO 37 - DAVI PAGA O MAL COM O BEM

Marcadores: , , ,


LIÇÃO 37 - DAVI PAGA O MAL COM O BEM
PRINCÍPIO: Agradamos a Deus, quando pagamos o mal com o bem.
VERSÍCULO: Romanos 12:21 “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.
ALVO: Aprender a praticar o bem, mesmo com aqueles que nos prejudicam, porque assim demonstramos que somos filhos de Deus, agindo como Jesus.   
MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.
ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, (para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças. Uma sugestão é orar baseada no princípio bíblico e no alvo da lição.
INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!) Olá crianças vencedoras! Que bom que você está aqui hoje porque nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!
NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.
SURPRESA:  um brinde para quem souber falar o versiculo da semana passada: Efésios 6:17 “Recebam a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo lhes dá”.
REVISÃO: 1) A PALAVRA DESTRÓI AS MENTIRAS DO DIABO. 2) A PALAVRA ABRE PORTAS. 3) FALE A PALAVRA COM FÉ.
QUEBRA-GELO:  
MATERIAL: Escreva em pedaços grandes de papel, com caneta azul, algumas palavras como: Inimizade, Tristeza, Ódio, Desobediência, Mentira, Falar Mal, Ciúmes, Inveja, etc. Escreva em outros pedaços de papeis, com caneta vermelha, os respectivos opostos: Amizade, Alegria, Amor, Obediência, Verdade, Falar Bem, Bondade, etc.
PROCEDIMENTO: Para iniciar, mostre um papel com a palavra MAL. Depois, mostre outro papel com a palavra BEM e cole por cima da palavra MAL. Ensine que a Palavra de Deus diz que devemos combater o MAL com o BEM, porque o mal e o bem nunca andam juntos. Distribua entre as crianças os papeis escritos com as palavras em Azul e Vermelho. Peça uma das crianças que tirou uma palavra em Azul para colocar o seu papel no chão virado para o centro da roda, de maneira que todos possam ver. Ao colocar o papel no chão, as crianças devem ler a palavra escrita. Em seguida, o líder passa a cola no papel que está no chão e a criança que estiver com a palavra oposta correspondente cola o seu papel em cima da primeira e lê em voz alta. Por exemplo: a primeira criança diz “desobediência”, a outra, em seguida, vem e diz “obediência” e cola o papel de obediência em cima do papel de desobediência. E assim, com todos os outros. 
Agora só tem as palavras do bem e as palavras do mal já não existem mais. Viu só como é que o bem vence o mal?
OFERTA:  Ler Malaquias 3:10 com as crianças.(Quem trouxe deve ler na sua própria bíblia).
LOUVOR:  03 - Davi dança diante da Arca (CD Radicais Juvenis). Ainda que esteja sem aparelho de som, cante a música com as crianças. O louvor auxilia na fixação da Palavra.
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças vencedoras em todas as áreas e contra o inimigo prevalecerão!
CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
  TEXTO BÍBLICO: 1 SAMUEL 18:9-15; 24:2-22
Saul começou a ter ciúmes de Davi e a desconfiar dele. Em Israel todos amavam Davi porque ele era um líder corajoso. Saul tentou matar Davi com a sua lança, mas ele se desviou. Então, Davi correu e escapou. Saul então escolheu os melhores soldados de Israel e foi com eles procurar Davi. Eles chegaram a uma caverna onde Davi estava escondido mais no fundo. Então eles disseram a Davi: “Esta é a sua oportunidade!” O Senhor Deus disse que lhe entregaria o seu inimigo e que você poderia fazer com ele o que quisesse. Então Davi se arrastou de mansinho até onde estava Saul e cortou um pedaço da capa dele, sem que ele percebesse. Davi disse aos seus homens: O Senhor Deus me livre de fazer algum mal ao meu senhor, que ele escolheu como rei! Eu não devo atacá-lo de jeito nenhum porque ele é o rei escolhido pelo Senhor. Saul levantou-se, saiu da caverna e seguiu o seu caminho. Davi saiu atrás dele e gritou: “Rei Saul!” Ele virou-se, e Davi em sinal de respeito, se ajoelhou e encostou o rosto no chão. Então disso: “Por que é que o senhor dá atenção às pessoas que dizem que eu quero prejudicá-lo? O Senhor pode ver por si mesmo que hoje na caverna o Senhor Deus o entregou a mim”. Veja o pedaço da sua capa que está na minha mão! Eu cortei o pano, mas não matei o senhor. Eu sabia muito bem que o senhor está procurando me matar, mas mesmo assim eu não ataquei! O Senhor Deus vai julgar e decidir qual de nós dois está errado. Quando Davi acabou de falar, Saul disse: “É você mesmo, meu filho Davi?” E Saul começou a chorar e disse a Davi: “Você está certo, e eu estou errado. Você tem sido muito bom para mim enquanto que eu lhe tenho feito muito mal.
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:   
***Faça slides (para a TV), ou cartazes (não só com texto) com desenhos bem coloridos, letra grande,  e o tema (cada ponto) para auxiliar no visual da aplicação.
  A) DAVI ESCOLHEU FAZER O BEM: Davi aprendeu a lutar e tornou-se um grande líder no exército do rei. Mas, não demorou e o rei Saul ficou com ciúmes dele e começou a persegui-lo. A partir de então, Davi não tinha uma casa fixa, ele ia de um lugar para outro. Saul foi um rei que errou muito, mas o seu pior erro foi querer fazer mal a Davi, alguém que só lhe fez bem. Certa vez, quando Davi e Saul estavam sozinhos na caverna, Davi teve a chance de se vingar do rei Saul, que estava desprevenido e não poderia se defender. Mas, Davi decidiu fazer o bem e não o mal, por isso ele não o matou. Davi provou que o seu coração era realmente como o coração de Deus. E você? O que teria feito no lugar de Davi? Como você age quando tem a chance de se vingar dos outros? 
B) O FILHO DE DEUS PAGA O MAL COM O BEM: Se alguém persegue você, seja na sua família, ou na sua escola, falando mal de você, fazendo coisas para humilhá-lo na frente de outros; apenas ore e confie que Deus agirá por você. A sua atitude em não fazer o mal contra os que o perseguem, agradará a Deus e Ele vai cuidar dessas pessoas da maneira certa. Amar as pessoas que falam mal de nós e fazer o bem a elas é muito difícil! Mas, é exatamente isso que Deus quer nos ensinar. Sabe por quê? Porque é isso que faz você ser diferente dos outros e prova que você é filho de Deus. Quando você se arrepende e pede perdão pelos seus pecados, Deus perdoa você. Muitas vezes, você merece o castigo, mas Deus perdoa você porque Ele é bom. Por isso, seja bom para as pessoas, não importa se elas são boas ou não para você.
APELO e ORAÇÃO:
Ore pelas crianças e dê a oportunidade de arrependimento. Pergunte se alguém estava agindo dessa forma, pagando o bem com o mal. Ore por arrependimento. Ore com ousadia no Espírito Santo para quebrar esse espírito de violência e de vingança entre as crianças.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Faça um coração bem grande de cartolina e recorte no meio com o mesmo formato, peça para as crianças colocarem o rostinho no meio do coração e falarem o versículo de dois em dois...Romanos 12:21 “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.
HORA DE BRINCAR:
NOME DA BRINCADEIRA: TIRO PELA CULATRA.
Faça um círculo com as crianças. Cada criança deve dizer uma tarefa bem diferente para que o colega do lado direito execute. A criança fala no ouvido do líder e este anota numa folha, o nome da criança e a tarefa. Por exemplo, falar um versículo, cantar um louvor, fazer uma coreografia, imitar algum animal, imitar o líder, fazer um teatro, etc. Quando todos tiverem escolhido e o líder anotado a tarefa de cada um, dê a notícia: Cada criança irá fazer a tarefa exatamente como escolheu para o colega. Assim, cada uma fará aquilo que escolheu para o outro.    
MORAL: Não devemos desejar o mal aos outros, mas sim o que desejaríamos para nós mesmos, ou seja, devemos vencer o mal com o bem.

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    muito utíl

Postar um comentário

Faça ARTE!!