ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

LIÇÃO 16 - JEREMIAS ESCOLHIDO DESDE O VENTRE

Marcadores: , , ,

LIÇÃO 16 - JEREMIAS ESCOLHIDO DESDE O VENTRE
PRINCÍPIO: Deus nos escolheu antes de nascermos!
VERSÍCULO: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi!”.  Jeremias 1:5
ALVO: Mostrar que, assim como Deus escolheu Jeremias, Ele escolheu cada um de nós para cumprir um propósito.

MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.
ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.
INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!)Boa Noite! Boa Noite!!! Quem está feliz aqui diga: Amém!!! Mais uma vez. Quem está feliz aqui diga: Amém!!!  Que bom que você está feliz porque hoje nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!
NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e digam o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.
SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito.(Atenção: Só deve ganhar o pirulito a criança que souber falar o versículo. É um incentivo para que elas memorizem.) “Porque não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” Atos 4:20
QUEBRA-GELO:  NOME DA BRINCADEIRA: O ESCOLHIDO
MATERIAL: Um envelope branco (tamanho ofício)  escrito (com letras grandes): “O Escolhido da Noite”, com tiras de papel com o nome das crianças (nesse momento do quebra-gelo, tem que haver o nome de TODAS as crianças presentes) + um pirulito (com o versículo de hoje colado) para cada criança.
PREPARAÇÃO: Deixe os papeizinhos preparados e anote o nome assim que as crianças entrarem. Pode adiantar e já deixar escrito o nome daqueles que você já sabe que vêm sempre.
PROCEDIMENTO: A professora diz (com muito entusiasmo como se fosse um programa de “Oscar”) que ela tem algo muito especial para UMA  criança muito especial e que então ela irá escolher um nome que está no envelope. Explique que quando a criança escolhida ouvir o seu nome ela ficará em pé. Faça nesse primeiro momento todas pensarem que uma só criança será a escolhida da noite. Você também age como se soubesse que seria só uma criança.
Quando a criança ficar em pé, todos aplaudem. E atenção! Agora, tenha atitude de surpresa: “Ei, gente, olhem, olhem! Esperem um pouco! Outra professora pergunta: “Mas o que houve”? Você diz: Tem mais um nome aqui para mais uma criança especial... diga o nome, e a criança também fica em pé, todos aplaudem. Fique surpresa novamente e continue assim até que terminem os nomes.
Ao final, dê o pirulito para cada criança.
MORAL: Da mesma maneira que você foi chamado pelo seu nome hoje, vamos conhecer a vida de um homem que foi chamado por Deus para algo muito especial. Na verdade muito, muito muito mais especial que um pirulito.
OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
LOUVOR:  1. Jeremias ( CD Radicais Kids)  2. Eu Tenho Um Chamado (Quatro por Um)
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas terão a revelação de que foram escolhidas por Deus desde o ventre para um propósito maravilhoso.
REVISÃO: (Revisão da Lição Passada – o melhor é mostrar os pontos escritos, na tela da TV ou do notebook. Melhora a memorização.) Bem crianças, antes de falar de Jeremias temos que lembrar o que aprendemos domingo passado na segunda lição do profeta Isaías? Aprendemos que: 1. ASSIM COMO ISÁIAS NÓS LEVAMOS BOAS NOTÍCIAS DE JESUS ÁS PESSOAS   2. ISAÍAS FALOU E ACONTECEU (nós também devemos falar tudo o que está escrito na Bíblia porque tudo é verdade e vai acontecer)
CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Encenação do relato bíblico (faça a encenação duas vezes seguidas)
Personagens:  1. A criança (Jeremias criança). 2. Jeremias (já adulto) . 3. Deus (voz masculina oculta no primeiro momento) / o personagem no segundo momento.
Cenário: A sala precisa estar escura mas com iluminação direta na cena para que o personagem de Deus entre para tocar os lábios do “profeta”, esteja com pouca luz sobre ele. Para enriquecer a cena, também deve haver fumaça (máquina de fumaça) quando o personagem de Deus entrar.
Vestimenta típica: o personagem de Deus deve estar todo de branco com lenço branco na cabeça e com luvas brancas.
Procedimento: Jeremias (adulto) entra, se apresenta e conta que um dia aconteceu algo muito especial com ele. Então ele diz que vai mostrar (na cena) o que aconteceu. Ele narra as partes da fala dele (nesse momento a criança só faz mímica). O personagem de Deus fica pronto mas em voz oculta, e no momento em que vai tocar os lábios da criança ele vem andando lá de trás e fala.
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais uma lição sobre o profeta Jeremias e saber o que aconteceu com ele.
2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)
TEXTO BÍBLICO: TEXTO BÍBLICO: JEREMIAS 1:4-10
A mim, Jeremias, profeta de Deus, veio à palavra do Senhor dizendo: “Antes do seu nascimento, quando você ainda estava na barriga da sua mãe, eu o escolhi e separei para que você fosse um profeta para as nações”. Então eu disse: “Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou como uma criança”. Mas, o Senhor respondeu: “Não diga que é como uma criança, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu o Senhor quem está falando”. Aí o Senhor estendeu a mão, tocou nos meus lábios e disse: “Veja! Eu estou lhe dando a mensagem que você deve anunciar. Hoje, estou lhe dando poder sobre nações e reinos, poder para arrancar e derrubar, para destruir e arrasar, para construir e plantar”.    
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
1) DEUS NOS ESCOLHEU ANTES DE NASCERMOS: Quando Deus chamou Jeremias para ser profeta, ele disse ser apenas uma criança, mas, o Senhor disse a ele que isso não importava, porque Ele já o tinha escolhido. Deus o escolheu quando estava na barriga de sua mãe. Ou seja, os planos de Deus para Jeremias foram feitos antes dele nascer! Você já ouviu histórias sobre o seu nascimento? Deus começou a sua história antes de você nascer. Deus pensou em como você seria e fez planos para você. Não importa como é a sua vida se você acha boa ou não, Deus tem um plano maravilhoso para você!
2) SABIA QUE COM VOCÊ NÃO É DIFERENTE? Deus já sabia tudo sobre você: como seria sua cor, o seu cabelo, a sua voz, o que você ia gostar de comer, sua cor preferida. E sabe o que mais? Deus amou você antes de você nascer! Talvez você já tenha pensado: “Meus pais não gostam de mim; minha família não me queria tivesse nascido”. Talvez alguém lhe disse isso e você acreditou. Mas, hoje, eu tenho algo muito mais importante para te dizer; a pessoa mais importante que existe no universo inteiro, é Deus, e Ele planejou que você nascesse, porque Ele te ama! A sua vida é muito importante para Deus.      
3) DEUS SEPARA CRIANÇAS PARA SEREM PROFETAS ÀS NAÇÕES: Jeremias foi escolhido para ser um profeta, que ia pregar a Palavra de Deus às pessoas. Deus escolheu Jeremias para algo muito importante. Ele ia viajar a nações diferentes, com línguas diferentes para falar de Deus às pessoas. Jeremias se tornou um grande profeta porque creu e decidiu obedecer a Deus. Deus continua fazendo da mesma maneira hoje. Ele escolhe crianças antes de nascer para serem Seus profetas. Você não nasceu por acaso, Deus planejou o seu nascimento. Deus quer transformá-lo em um profeta para levar a Palavra d’Ele a outras nações. Se você crê, comece a orar a partir de hoje, para que Ele possa falar ao seu coração qual é exatamente os planos d’Ele para a sua vida. E acredite que, no tempo certo, Ele vai te usar!
Diga que cada adulto da Vida Plena já entendeu que assim como Jeremias, foram escolhidos por Deus para um propósito maravilhoso de levar as pessoas a Jesus! Mas que elas não precisam ser adultos. Lembrem-se que Jeremias foi chamado quando ainda era uma criança.
CONTEXTUALIZANDO:
Sugestão de Encenação: Duas crianças. Uma criança sabe que Deus a escolheu desde o ventre de sua mãe e outra que não sabe disso, acha que nasceu por acaso, ou que nem deveria ter nascido, que sua vida é triste. Elas lêem o texto de Jeremias na bíblia, conversam e as duas então entendem que Deus realmente escolheu cada uma delas quando ainda estavam no ventre da sua mãe. Sentem alegria no coração e saem para contar a novidade para outras crianças.
Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver que cada um de vocês foi escolhido por Deus para um propósito.
APELO e ORAÇÃO:
Faça um momento de oração para que cada criança decida ser um profeta de Deus assim como Jeremias foi. (coloque como fundo musical)
Ore com ousadia e intrepidez para que o Espírito Santo capacite as crianças testemunharem de Jesus e das suas maravilhas sendo um profeta nessa geração.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Use o megafone (da semana passada).
A criança vem à frente, segura o megafone e fala o versículo.
HORA DE BRINCAR 
NOME DA BRINCADEIRA: QUEM SERÁ O ESCOLHIDO?
MATERIAL: 1 garrafa pet de 2 litros e um cartaz escrito: “A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS”. Pinte a garrafa por fora ou cubra com um papel colorido.
PROCEDIMENTO: A garrafa vai girar no centro da roda e, quando ela parar, quem estiver na frente será o escolhido. Faça uma apresentação bem empolgante. Coloque as crianças em círculo e diga: Atenção, atenção! Hoje vamos apresentar o nosso programa: A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS. Quem será o escolhido? Será você? Ou você? Ou até mesmo você? Não sabemos ainda, mas em breve vamos saber. O alvo desse programa é despertar o profeta que está dentro de você! Agora a grande pergunta é: Quem será o escolhido? E se você for o escolhido, o que você tem que fazer? O que um profeta faz! Ele fala a Palavra de Deus. Então, você vai ter que falar um versículo da Palavra de Deus.    
MORAL: Você já foi escolhido para ser um profeta de Deus. Então, não perca tempo, fale a Palavra de Deus ao máximo de pessoas possíveis! 
BRINDE
Chaveiro p/ Mochila –http://paulamayrink.blogspot.com/2010/06/chaveiro-em-eva.html


Obs: Será preciso fazer esse chaveiro em tamanho um pouco maior de forma que dê para vir o  papelzinho com o versículo e o “R”,  colado no coração. Faça uma fonte um pouco menor p que o chaveiro não fique tão grande, desproporcional.

Dica: Para nossos trabalhos ficarem mais bem apresentados precisamos usar folhas de papelaria (cartolina, papel cartão, contact, papel de presente, papel glacê...) que não venhan muito enroladas ou dobradas. A forma como ela é ambalada na loja pode prejudicar nossos brindes.

IMPORTANTE: querida professora, antes de entregar o brinde, sempre mostre o que é e explique o motivo do brinde desse dia. Normalmente o brinde  tem relação com a lição. Explique também qual o uso, se é imã de geladeira. Se é para pôr no quarto, pendurar, usatr como chaveiro na mochila do colégio... Não entregue sem explicar.

3 comentários:

  1. Unknown disse...:

    amei este blog muito bom no ensino das crianças !! Deus o abençoe !!!

  1. Junior disse...:

    Gostei de mais...Sou Professor de Escola Biblica Dominical das Crianças ameiiiii... :)

  1. Unknown disse...:

    Amei a explicação muito bom, Deus abençoe.

Postar um comentário

Faça ARTE!!