ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

LIÇÃO 28 – JONAS GANHA UMA CIDADE INTEIRA PARA DEUS

Marcadores: , , ,


LIÇÃO 28 – JONAS GANHA UMA CIDADE INTEIRA PARA DEUS

PRINCÍPIO: Quando alguém se arrepende, Deus salva!

VERSÍCULO-CHAVE: “Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo”.  2 Crônicas 7:14

ALVO: Mostrar que quando obedecemos a Deus e pregamos a Sua Palavra, muitas pessoas são salvas. Não importa as coisas erradas que eles tenham feito, se elas se arrependerem, Deus as salvará!

MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!) Olá crianças vencedoras! Que bom que você está aqui hoje porque nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!

NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.

QUEBRA-GELO: 
NOME DA BRINCADEIRA: DESEMBARALHAR
MATERIAL: Uma folha de papel ofício, corte-a em 14 pedaços. Caneta ou hidrocor.
PROCEDIMENTO: Escreva cada letra da palavra ARREPENDIMENTO num pedaço de papel. Embaralhe as letras. Divida as crianças em equipes. E conte a história abaixo. Depois as equipes formarão a palavra que está embaralhada. Ganha quem acertar primeiro qual é a palavra.
HISTÓRIA: A bíblia diz que o profeta Jonas foi engolido por um grande peixe, ficando dentro dele durante três dias e três noites. Na barriga do peixe ele se arrependeu, orou e o Senhor ordenou que o peixe o vomitasse na terra. Jonas então seguiu para Nínive e começou a pregar a palavra que Deus havia mandado. Desembaralhe as letras e descubra qual foi a atitude tomada pelo povo da cidade de Nínive que agradou a Deus.

OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.

LOUVOR:  1. Vou sorrindo ou chorando (Geraldo Guimarães )

ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças que vão cumprir a vontade do Senhor de pregar (falar de Deus) para seus amigos e eles vão se converter.

REVISÃO: (Revisão da Lição de são Cosme e Damião) Bem crianças, o que aprendemos com a Verdadeira História de Cosme e Damião? Aprendemos que: 1º) DOCES CONSAGRADOS ATRAEM MALDIÇÃO ;   2º) SÓ EXISTE UMA VERDADE  ; 3º) COSME E DAMIÃO ERAM SEGUIDORES DE JESUS

CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Vídeo Youtube – Midinho em “Jonas e o Grande Peixe”
Material: Baixar o vídeo do YouTube  (É importante baixar o vídeo. A internet pode falhar na hora da história)

1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender algumas verdades sobre o profeta Jonas.

2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia

TEXTO BÍBLICO: JONAS 1 – 4 (a professora precisa ler todo o livro para ter toda a história no coração, mas não deve ler  na bíblia toda a história para as crianças. Deve contar a história de maneira atrativa mas com a bíblia na mão.

Deus mandou o profeta Jonas PREGAR na cidade de Nínive. O povo desta cidade adoravam outros deuses e eram conhecidos por suas maldades. Eles eram extremamente cruéis com seus inimigos. Deus mandou Jonas dizer que, se eles não se arrependessem, toda a cidade seria destruída. Mas, se eles se arrependessem, Deus os pouparia. Sabendo disso, Jonas não obedeceu à ordem de Deus. Ele achava que aquele povo não merecia ser salvo por Deus, eles mereciam morrer. Por isso, ele pegou um navio para outra cidade. Deus mandou uma grande tempestade no mar e o navio que Jonas estava quase afundou. Jonas pediu aos marinheiros que o jogasse no mar para acalmar a tempestade. Apesar de sua desobediência, Deus amava Jonas e, por isso, mandou um grande peixe engoli-lo para que ele não fosse morto no mar. Na barriga do peixe, Jonas orou e se arrependeu. Então, o peixe o deixou na praia, a salvo.  

2º) Passar o vídeo do Midinho: Jonas e o Grande Peixe. Então agora vamos assistir essa história no vídeo do Midinho. 
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
***Faça slides (para a TV), ou cartazes (não só com texto) com desenhos bem coloridos e o tema (cada ponto) para auxiliar no visual da aplicação.

Agora, em que essa lição de Jonas pode nos ajudar na nossa vida hoje? Podemos aprender com Jonas que:

1) DEUS SEMPRE NOS DÁ OUTRA CHANCE PARA FALAR: Você acha que Jonas merecia outra chance? Deus só deu outra chance para ele porque ele se arrependeu da sua desobediência. Da mesma forma, Deus deu outra chance para toda a cidade de Nínive, porque eles também se arrependeram. Deus nos dá outra chance apenas quando nos arrependemos de nossos pecados. O que significa arrepender-se? Arrependimento não é somente uma declaração de que você sente muito por ter pecado, é também a mudança na forma como as coisas são feitas. Depois do seu arrependimento, você deve mudar seu comportamento e abandonar as coisas que você fazia antes, para não pecar mais. Escolha o caminho de Deus, pois ele sempre é o melhor! 

2) PODEMOS GANHAR NOSSOS AMIGOS PARA JESUS: Jonas ganhou uma cidade inteira para Deus em quarenta dias. Quando ficaram sabendo que Deus iria destruir a todos, eles jejuaram, desde o rei até as crianças e os animais, para mostrar seu arrependimento diante de Deus. Deus viu que o arrependimento daquele povo era verdadeiro e ouviu a oração deles, por isso a cidade não foi destruída. A Bíblia diz que quando um povo se arrepende e jejua para pedir perdão a Deus, Ele ouve e responde. Você pode ganhar uma cidade para Deus. Por essa causa por exemplo, nós estamos orando e jejuando durante 21 dia, para que Peruíbe receba um mover de Deus tremendo, e a Igreja seja estabelecida sobre esta cidade! Comece a orar pela sua cidade e peça para Deus fazer com que as pessoas se arrependam de seus pecados, assim como os moradores da cidade de Nínive se arrependeram e foram salvos. Deus quer salvar cidades inteiras. Para isso Ele só precisa de um profeta como Jonas, que pregue a palavra de arrependimento. Deus não quer que as crianças de sua cidade morram, pregue a Palavra para elas. Comece fazendo isso na sua escola, na sua sala de aula. 

CONTEXTUALIZANDO:
Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos ser usados por Deus para falar de Jesus aos nossos amigos. Podemos falar do Dom Kids, convidar para a célula...

APELO e ORAÇÃO:
Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre coragem e ousadia para falar de  Jesus, convidar para o Dom Kids e para a céula. Rejeite todo espírito de medo e timidez.

MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Material: Você precisará de um quadro de imã. (não precisa comprar, traga um emprestado)

Escreva o versículo separadamente -em partes – em pedaços de cartolina e cole pedaços de imã atrás. Se não tiver, reserve uma mesa só para essa atividade, e de 3 em 3 crianças, elas vêm à frente, montam o versículo na ordem e lêem juntos para os amigos.

Repita até que todos tenham falado. É muito importante que todos eles falem. O versículo é extenso, mas muito importante para ser ministrado no coração de cada um.

O grupo que  conseguir montar e falar o versículo ganha pirulito e depois se senta.

“Então, se o meu povo, / que se chama pelo meu nome, / se HUMILHAR, / E ORAR / e se arrepender dos seus maus caminhos, / eu os ouvirei do céu, / perdoarei os seus pecados / e sararei a sua terra”.  / 2 Crônicas 7:14

HORA DE BRINCAR 

NOME DA BRINCADEIRA: PEGA-PEGA
MATERIAL: Uma venda nos olhos.
PROCEDIMENTO: Escolha uma criança para ser o Jonas. Será o pegador. Com os olhos vendados terá que pegar o maior número de ninivitas que puder. As crianças que forem pegas deverão se sentar, arrependidas.  
MORAL: Todos os ninivitas que foram “pegos” pelo Evangelho da Salvação se arrependeram e foram salvos.

BRINDE:  (nesse brinde excepcionalmente não deverá ter o versículo-chave, mas sim Jo.3:16)
CONVITE
Material: Cartolina ou Eva (pense num convite desses que as crianças recebem de aniversário / de casa de festa.
Faça um convite para as crianças entregarem para os amigos da escola convidando para irem ao Dom Kids ou à célula.
Não esqueça do “R” dos Radicais Kids.
OBS: Professoras, quando entregar o BRINDE, (não entregue sem explicar) mostre o que é, o que foi feito, diga pra que serve, que é um marcador para os livros da escola, para o caderno, a agenda ou para a bíblia.
Diga também que ele serve para que eles vejam o versículo todos os dias e memorizem para falar no domingo que vem
 

0 comentários:

Postar um comentário

Faça ARTE!!