ATENÇÃO

Para obter uma imagem mais nítida das ATIVIDADES PARA COLORIR, basta clicar na imagem, esperar abrir na página e depois clicar com o botão direito do mouse em cima dela e salvar.

Se você preferir baixar direto a atividade da Célula ou do Domingo Kids, é só ir até "SUPRIMENTO KIDS" e clicar na lição desejada.

ATIVIDADES - DANIEL

Marcadores: , , , ,











LIÇÃO 26 – REVISÃO DANIEL (ENTREGA DAS MEDALHAS)

Marcadores: , ,


LIÇÃO 26 – REVISÃO DANIEL (ENTREGA DAS MEDALHAS)
PRINCÍPIO: Confiar é acreditar que Deus pode proteger você.
VERSÍCULO: “Tu detestas os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança”.  Salmos 31:6
ALVO: Mostrar que quando confiamos só em Deus, Ele nos guarda de todo perigo. 
PREPARAÇÃO: preparem-se com bolo, suco e balões...afinal hoje é o grande dia dos vencedores!
ORAÇÃO: As professoras devem chegar mais cedo e orar para que o Espírito de Deus as encha mais da vida de Deus para serem instrumentos afinados com a Verdade a ser ministrada.
ABERTURA: Começar dizendo para eles que hoje teremos um Dom. Kids diferente. Vamos rever as verdades já que aprendemos sobre Daniel nos 3 últimos domingos. É muito importante essa revisão para saber se realmente aprendemos o que foi ensinado.
QUEBRA-GELO:
MATERIAL: Um copo com água limpa e outro sujo.
PROCEDIMENTO: Mostre às crianças um copo de água bem limpinha. Pergunte para elas: Quem gostaria de tomar um gole? Agora mostre um copo de água suja com terra. E agora, quem gostaria de beber desta água? (Deixe as crianças responderem). Por que não? É água do mesmo jeito. É claro que está um tanto suja, mas não deixou de ser água. Bem, dá para perceber que essa água suja não serve para você, não é verdade? É porque essa água está contaminada.
MORAL: Da mesma maneira para sermos usados por Deus, não podemos permitir contaminação, nos misturando com a sujeira do pecado.   
OFERTA:  Ler novamente com as crianças o texto de 2 Co 9.7   (veja quem já memorizou esse texto da oferta) “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
LOUVOR: . 1.“Eu tenho a Força de Deus” (Cristina Mel) – Baixar da Net e Mostrar no Vídeo


2. “Soldado do Rei” (Ana Paula Valadão)


3.“Os Amigos de Daniel (Radicais Kids)
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a Palavra penetrar forte em sua vida. Declare que elas terão a vida de Daniel como exemplo para a vida delas.
HORA DA REVISÃO  -  DANIEL
Método para as revisões: Power Point (usar a TV ou o Projetor de Slides)
Procedimento: Serão 5 slides para cada lição da revisão. Como temos três lições de Daniel nessa revisão, então teremos 15 slides.  Em cada slide faça assim (em letras grandes): 1º slide:O tema da lição com a gravura de Samuel, 2ºslide: A frase “No passado...”,  3ºslide: A frase “Hoje...”,  4ºslide: O Versículo-chave. 5º.slide: Gravura atual da lição.
(Ainda que não tenha a orientação para pôr um desenho num slide, o ideal é que todos eles tenham ao menos uma ilustração)
1º. A PRIMEIRA VERDADE QUE APRENDEMOS DE DANIEL FOI 
1º. Slide: DANIEL REJEITA OS BANQUETES DO REI! + uma gravura de Daniel rejeitando o banquete.
Comentar os pontos: Bem, crianças, o que aprendemos nessa lição?  a) Daniel consagrou-se  a Deus b)  Daniel não se misturou para se consagrar a Deus? c) Vale a pena escolher agradar a Deus
2º. Slide: (repetir a gravura)No passado, Daniel se consagrou ao Senhor e decidiu não se misturar com as coisas da Babilônia.
3º. Slide: (gravura de uma criança dizendo não) Hoje, mesmo sendo criança, eu sou consagrado a Deus e decido não me misturar com as coisas erradas desse mundo
 4º. Slide: (Gravura de Daniel)Qual o versículo que aprendemos nessa lição?  “É ele quem faz mudar os tempos e as estações; é ele quem põe os reis no poder e os derruba; é ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes”.  Daniel 2:21
5º Slide: Gravura de uma criança (atual) dizendo não .
·       Fazer as crianças repetirem: Eu sou uma criança consagrada a Deus e decido não me misturar com as coisas erradas desse mundo!

2º. A SEGUNDA VERDADE QUE APRENDEMOS DE DANIEL FOI
1º. Slide: Daniel na Cova dos Leões! + uma gravura de Daniel na cova dos leões.
Comentar os pontos: Bem, crianças, o que aprendemos nessa lição?  a) Quem tem fé não para de orar: b) Fé é ter certeza que Deus não vai falhar c) Sua fé pode crescer!
2º. Slide: (repetir a gravura) no passado, Daniel foi protegido por Deus.
3º. Slide: (gravura de uma criança ouvindo a Deus) Hoje, eu também sou protegido por Deus.
4º. Slide: Qual o versículo que aprendemos nessa lição?  “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1
5º Slide: Gravura de uma criança (atual) ouvindo a voz de Deus ou orando.
·       Fazer as crianças repetirem: Eu sou uma criança protegida por Deus

3º. A SEGUNDA VERDADE QUE APRENDEMOS DE DANIEL FOI
1º. Slide: Daniel e seus Amigos na Fornalha! + uma gravura dos três amigos de Daniel na fornalha.
Comentar os pontos: Bem, crianças, o que aprendemos nessa lição?  a) Confiar é saber que Deus é mais poderoso do que tudo! b) Confiar é acreditar que Deus pode proteger você
c) Deus rejeita aqueles que não o respeitam:
·       Os ministros do rei que acusaram Daniel de orar foram jogados para os leões
·        Os homens que jogaram os amigos de Daniel na fornalha de fogo foram queimados
·       O rei que mandou jogar sadraque, mesaque e abede-nego na fornalha iria se transformar num animal e viver no meio de animais até ele se arrepender de todo mal que fez.
d) Deus abençoa aqueles que confiam e adoram só a ele
2º. Slide: (repetir a gravura) no passado, Daniel foi protegido por Deus.
3º. Slide: (gravura de uma criança ouvindo a Deus) Hoje, eu também sou protegido por Deus.
4º. Slide: Qual o versículo que aprendemos nessa lição?  “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1
5º Slide: Gravura de uma criança (atual) ouvindo a voz de Deus ou orando.
·       Fazer as crianças repetirem: Eu sou uma criança protegida por Deus.
COMENTAR: Citar a adoração de algumas meninas e meninos ao “ídolo” Justin Bieber. Professoras, aproveite para explorar esse assunto e ministrar ao coração das crianças.
Crianças adoram, querem vestir igual, gritam histéricas quando o vêem, têm posters grandes no quarto, querem ser iguais a ele...Ele é um menino que ainda não conhece a Jesus e por isso não é exemplo. As coisas que ele faz (procure saber mais na net), que ele diz, que ele acredita... não são coisas de vencedor nem são da vontade de Deus...
APELO
Ore e faça o apelo para quem quer receber a oração para ser hoje assim como Daniel foi quando criança, consagrado a Deus e ouviu a voz de Deus.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO (não há necessidade)
HORA DE BRINCAR (caso haja tempo hábil)
NOME DA BRINCADEIRA: QUEM SERÁ O ESCOLHIDO?
MATERIAL: 1 garrafa pet de 2 litros e um cartaz escrito: “A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS”. Pinte a garrafa por fora ou cubra com um papel colorido.
PROCEDIMENTO: A garrafa vai girar no centro da roda e, quando ela parar, quem estiver na frente será o escolhido. Faça uma apresentação bem empolgante. Coloque as crianças em círculo e diga: Atenção, atenção! Hoje vamos apresentar o nosso programa: A RODA DO PROFETA – UM PROGRAMA PARA OS ESCOLHIDOS. Quem será o escolhido? Será você? Ou você? Ou até mesmo você? Não sabemos ainda, mas em breve vamos saber. O alvo desse programa é despertar o profeta que está dentro de você! Agora a grande pergunta é: Quem será o escolhido? E se você for o escolhido, o que você tem que fazer? O que um profeta faz! Ele fala a Palavra de Deus. Então, você vai ter que falar um versículo da Palavra de Deus.    
MORAL: Você já foi escolhido para ser um profeta de Deus. Então, não perca tempo, fale a Palavra de Deus ao máximo de pessoas possíveis! 
***************************************************************************************
EQUIPE DO DOMINGO KIDS,

Vocês têm sido um excelente instrumento nas mãos de Deus para ministrar as Verdades da Palavra no coração de cada uma dessas crianças!

CRIANÇAS NÃO DÃO TRABALHO, ELAS DÃO FRUTOS!
Professores do dom. kids, a revisão é muito importante para fixar e reforçar um ensinamento. Revisar não é simplesmente copiar ou fazer do mesmo jeito, mas relembrar de uma forma diferente o que já foi ministrado. Não ache que estamos só repetindo algo por repetir, nem deixe as crianças terem esse pensamento. ESTAMOS CUMPRINDO O QUE DEUS FALOU: INCULCARÁS A TEUS FILHOS AS VERDADES...
Deus te abençoe nessas revisões!

LIÇÃO 25 – DANIEL E SEUS AMIGOS NA FORNALHA DE FOGO

Marcadores: , , ,


LIÇÃO 25 – DANIEL E SEUS AMIGOS NA FORNALHA DE FOGO

PRINCÍPIO: Confiar é acreditar que Deus pode proteger você.
VERSÍCULO: “Tu detestas os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança”.  Salmos 31:6
ALVO: Mostrar que quando confiamos só em Deus, Ele nos guarda de todo perigo.

MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.

ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.

INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!) Olá galera  dos Radicais Kids! Quem está feliz aqui diga: Amém!!!  Que bom que você está feliz porque hoje nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!

NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.

SURPRESA: A criança que souber falar o versículo da lição passada, ganha um pirulito.(Atenção: Só deve ganhar o pirulito a criança que souber falar o versículo. É um incentivo para que elas memorizem.) “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1

QUEBRA-GELO:  OBSTÁCULOS
MATERIAL: Venda nos olhos.
PROCEDIMENTO: Coloque vários obstáculos no meio da sala. Escolha uma criança. Diga-a que ela terá que atravessar a sala, com os olhos vendados, sem tropeçar nos obstáculos. Com certeza ela vai achar que é difícil. Mas diga, que ela não irá sozinha porque você vai ajudá-la a desviar dos obstáculos, segurando a sua mão. Assim dá para conseguir, não é mesmo?  
MORAL: Nós passamos por vários problemas na nossa vida, mas não estamos sozinhos, Deus está sempre conosco! 

OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.

LOUVOR:  1.“Os Amigos de Daniel (Radicais Kids)

ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas serão crianças que confiam na proteção de Deus e nunca adoram ídolos falsos.

REVISÃO: (Revisão da Lição Passada – o melhor é mostrar os pontos escritos, na tela da TV ou do note book. Melhora a memorização.) Bem crianças, o que aprendemos com a segunda lição de Daniel: “Daniel na Cova dos Leões”? Aprendemos que: 1) QUEM TEM FÉ NÃO PÁRA DE ORAR  2) FÉ É TER CERTEZA QUE DEUS NÃO VAI FALHAR  3) SUA FÉ PODE CRESCER!

CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Vídeo You tobe – Midinho em “Daniel e a Estátua de Ouro”
Material: Baixar o vídeo do You Tube 

1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais algumas verdades sobre o profeta Daniel.

2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê) -  a BÍBLIA GIGANTE está na sala de material KIDS!

TEXTO BÍBLICO: DANIEL 3
O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua de ouro e ordenou que todos a adorassem. Quem não se ajoelhasse e não adorasse a estátua seria jogado numa fornalha acesa. Os amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não adoravam a estátua. O rei ficou furioso e mandou chamá-los e lhes disse: Se não se ajoelharem diante da estátua, vocês serão jogados na fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar? Eles responderam: Ó rei, nós não vamos nos ajoelhar. O nosso Deus, a quem adoramos, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder. O rei mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais. Os três jovens foram amarrados e jogados na fornalha. As labaredas mataram os soldados. De repente, o rei se levantou e perguntou aos seus conselheiros: Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? Sim, senhor! Responderam eles. Então por que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? Perguntou o rei. Então, o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí! Os três saíram da fornalha e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça. As suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Eles não cumpriram a minha ordem, pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes no reino.      

APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  

***Faça slides (para a TV), ou cartazes (não só com texto) com desenhos bem coloridos e o tema (cada ponto) para auxiliar no visual da aplicação.

Agora, em que essa lição de Daniel pode nos ajudar na nossa vida hoje? Podemos aprender com Daniel que:

1) CONFIAR É SABER QUE DEUS É MAIS PODEROSO DO QUE TUDO! O rei queria obrigar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego a adorar um deus falso. Se eles ajoelhassem diante da estátua, eles estariam negando a sua fé no Deus verdadeiro. Eles decidiram confiar em Deus. Você não precisa ficar preocupado com nada, porque se você confiar em Deus, Ele vai ajudá-lo, da mesma maneira que ajudou os amigos de Daniel. O que está acontecendo na sua vida hoje, que é muito maior do que você? Alguma doença na sua vida ou na sua família? Separação dos seus pais? Notas baixas na escola? Rejeição dos amigos? Solidão? Depressão? Falta de alegria de viver? Ódio por alguém? Mágoa por alguém que falou coisa feia pra você? Pensamentos ruins? Pesadelos? Medo de morrer? Violência na casa onde você mora? Tudo isso pode ser maior do que você, mas não é maior que Deus!     Confie em Deus assim como os 3 amigos de Daniel confiaram!

2) CONFIAR É ACREDITAR QUE DEUS PODE PROTEGER VOCÊ: Deus se importa com você. A Bíblia diz que Deus sabe até quantos fios de cabelo tem na sua cabeça (Lucas 12:6). Se Deus se preocupa em contar os cabelos de sua cabeça, será que Ele vai esquecer as coisas mais importantes da sua vida? Com certeza, não. Você deve colocar a confiança em Deus. Deus guardou a vida de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Será que Deus vai guardar você também? Sim, Ele vai!   

3) DEUS REJEITA AQUELES QUE NÃO O RESPEITAM: Deus não quer que ninguém sofra. Mas, aquelas pessoas que tratam mal os filhos de Deus, não têm proteção de Deus nas suas vidas. Vamos ver o que aconteceu com eles?

·       Os ministros do rei que acusaram Daniel de orar: O rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado Daniel e foram jogados na cova dos leões.

·       Os homens que jogaram os amigos de Daniel na fornalha de fogo: As labaredas de fogo mataram os homens que jogaram os três jovens lá dentro.

·       O rei que mandou jogar sadraque, mesaque e abede-nego na fornalha: Daniel disse que o sonho que o rei teve significa que ele iria se transformar num animal e viver no meio de animais até ele se arrepender de todo mal que fez.

4) DEUS ABENÇOA AQUELES QUE CONFIAM NELE: Daniel foi fiel a Deus mesmo diante de uma sentença de morte e Deus lhe abençoou. Seus amigos também confiaram em Deus. Eles preferiam morrer a negar a sua fé em Deus, adorando imagens, estátuas e ídolos. Porque eles foram fiéis a Deus, mesmo na hora do perigo, Deus fez deles homens muito importantes no reino. Quando você é fiel a Deus, Ele não apenas protege você, mas lhe dá o melhor. Você não precisa brigar com outros para ter as coisas, você só precisa confiar em Deus e dar testemunho diante das pessoas que você confia n’Ele.

 ACRESCENTAR: Citar a adoração de algumas meninas e meninos ao “ídolo” Justin Bieber. Professoras, aproveite para explorar esse assunto e ministrar ao coração das crianças com o exemplo de outros ídolos mirins.

Crianças adoram, querem vestir igual, gritam histéricas quando os vêem, têm posters grandes no quarto, querem ser iguais a eles...

Ele é um menino que ainda não conhece a Jesus e por isso não é exemplo. As coisas que ele faz (procure saber mais na net), que ele diz, que ele acredita... não são coisas de vencedor nem são da vontade de Deus...

CONTEXTUALIZANDO:

Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como podemos confiar em Deus somente e nunca em ídolos

APELO e ORAÇÃO:

Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre a fé para crer que Deus sempre vai livrar e salvar e proteger a vida deles de qualquer mal. Ministre que eles nunca vão aceitar ídolos na sua vida.

MEMORIZANDO O VERSÍCULO:

Escreva o nome das crianças em papeis e coloque dentro de uma caixa.
Vá tirando os nomes, um de cada vez, e chamando a criança à frente para falar o versículo.
“Tu detestas os que adoram deuses falsos; eu, porém, ponho em ti a minha confiança”.  Salmos 31:6

HORA DE BRINCAR 

NOME DA BRINCADEIRA: LIVRAMENTO DE DEUS
PROCEDIMENTO: Estabeleça um local no centro da sala. Essa parte será representada por um lençol, para o qual as crianças deverão se refugiar embaixo. Diga para elas imitarem estes gestos que você irá dizer: Estátua (fique imóvel); Sadraque, Mesaque e Abede-Nego (formem grupos de três); Fornalha de fogo (levante os braços e balance bem rápido); Daniel (ajoelhe-se em oração); rei Nabucodonosor (fazer uma saudação com a mão-continência). Uma vez que as crianças estiverem craques nesses comandos, peça a elas que fiquem em círculo. Cite os gestos e os locais aleatoriamente. As crianças deverão fazer primeiro o gesto e depois ir para o centro da sala, debaixo do lençol. Depois elas voltam para o circulo e recomeça a brincadeira. 
MORAL: Não importa qual seja a adversidade, Deus sempre está presente e nos livra do perigo.

BRINDE:
MARCADOR DE LIVRO
Faça um marcador de livro com o versículo=chave (não esqueça do “R”)
Faça o marcador bem bonito (procure modelos na net)
OBS: Professoras, quando entregar o BRINDE, (não entregue sem explicar) mostre o que é, o que foi feito, diga pra que serve, que é um marcador para os livros da escola, para o caderno, a agenda ou para a bíblia.
Diga também que ele serve para que eles vejam o versículo todos os dias e memorizem para falar no domingo que vem.

LIÇÃO 24– DANIEL NA COVA DOS LEÕES

Marcadores: , ,

LIÇÃO 24– DANIEL NA COVA DOS LEÕES
PRINCÍPIO: Quem tem fé não pára de orar.
VERSÍCULO: “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1
ALVO: Ensinar as crianças a desenvolver a sua fé em Deus através da oração e a depender d’Ele em cada situação de suas vidas.
MATERIAL: A equipe escalada deverá providenciar a compra de todo o material necessário para a execução do Dom. Kids, inclusive o pirulito ou bombom. Antes de comprar, verificar material na sala de material Kids.
ORAÇÃO: A equipe escalada deve ter duas atitudes: a primeira é de orar em casa, durante a semana, antes de ministrar, para que Deus fale primeiramente ao seu coração antes de falar ao coração das crianças. A outra atitude é de, no domingo, chegar mais cedo para a sala do Dom Kids, para orar junto com a equipe e se consagrar para ministrar a Verdade de Deus ao coração das crianças.
INTRODUÇÃO: (essa introdução precisa ser feita com muito entusiasmo!) Olá galera  dos Radicais Kids! Quem está feliz aqui diga: Amém!!!  Que bom que você está feliz porque hoje nós temos mais um Dom Kids PRA VOCÊ!!!
NOME: Diga aos visitantes que se coloquem em pé e diga o seu nome. Depois todas as outras crianças se apresentam dizendo também cada uma o seu nome. As professoras da sala também devem se apresentar pelo nome às crianças. É importante elas saberem o nome das professoras.
SURPRESA: A criança que souber falar os dois versículos das lições passadas, ganha um pirulito.(Atenção: Só deve ganhar o pirulito a criança que souber falar o versículo. É um incentivo para que elas memorizem.)
“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as coisas do rei da Babilônia”. Daniel 1.8
QUEBRA-GELO: MATERIAL: Um pacote de pirulito.
PROCEDIMENTO: Esconda pirulitos suficientes para todas as crianças na sala antes que entrem. Coloque algumas fáceis e outras difíceis de encontrar, não deixando ninguém desistir por causa da dificuldade.
Diga: Aqui na sala tem um pirulito para cada criança. Quem acredita nisso pode começar a procurar.  Quem encontrar o seu pirulito deverá voltar para o seu lugar, enquanto os outros continuam procurando. 
MORAL: Da mesma forma que você creu que havia um pirulito para você, se cremos que Deus tem algo para nós, não devemos desistir de orar até ver a resposta da oração! 
OFERTA:  Ler com as crianças o texto de 2 Co 9.7   “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.
LOUVOR:  1.“Eu tenho a Força de Deus” (Cristina Mel) – Baixar da Net e Mostrar no Vídeo http://www.youtube.com/watch?v=8qgtNaK0QEk 2. “Soldado do Rei” (Ana Paula Valadão)
http://www.youtube.com/watch?v=XyX0WEVFofg&feature=related ( se não puder passar o vídeo, passe só a música)
REVISÃO: Bem crianças, o que aprendemos com a primeira lição de Daniel? Aprendemos que: 1. Daniel consagrou-se a Deus não se contaminando com as coisas da Babilônia 2. Daniel decidiu ser diferente e foi abençoado por Deus com muita sabedoria
ORAÇÃO: Ore com ousadia pelas crianças intercedendo a Deus que faça a palavra penetrar forte em seu coração. Declare que elas crescerão tendo fé para orar e crer em todas as promessas de Deus para elas.
CONTANDO A HISTÓRIA BÍBLICA:
Método: Vídeo Youtube – Midinho em “Daniel na Cova dos Leões”
Material: Baixar o vídeo do YouTube
 
COMENTÁRIO DO TEXTO  :
1º) Introdução: Muito bem, crianças. Hoje  quero te dizer algo que é muito importante! Vamos aprender mais algumas verdades sobre o profeta Daniel.
2º) Leitura do texto-base:  Para começar vamos ler o texto da bíblia (o professor deve usar a bíblia gigante contendo o texto, mas deve saber bem a história para contá-la de maneira bem espontânea, e poder olhar para as crianças enquanto lê)
TEXTO BÍBLICO: DANIEL 6
O rei Dario dividiu o país em cento e vinte províncias e escolheu cento e vinte homens para governá-las. O rei nomeou três ministros para controlarem os cento e vinte governadores. Um desses ministros era Daniel. Ele tinha tanta capacidade, que o rei pensou em colocá-lo como a mais alta autoridade do reino. Os outros ministros e governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel era honesto e direito. Então eles disseram: Nunca encontraremos motivo para acusar Daniel, a não ser que seja alguma coisa que tenha a ver com a religião dele. Então foram falar com o rei e disseram: Todos nós que ocupamos posições de autoridade no reino, concordamos em pedir ao senhor que dê uma ordem que não poderá ser desobedecida. Ordene que durante trinta dias todos façam os seus pedidos somente ao senhor. Se durante esse tempo alguém fizer um pedido a qualquer deus ou a qualquer outro homem, essa pessoa será jogada na cova dos leões. O rei concordou; assinou a ordem e mandou que fosse publicada. Quando Daniel soube que o rei tinha assinado a ordem, voltou para casa, abriu a janela, ajoelhou-se e orou, dando graças ao seu Deus, como costumava fazer três vezes por dia. Os inimigos de Daniel foram juntos até a casa dele e o encontraram orando ao seu Deus. Foram procurar o rei e disseram: Ó rei, Daniel não respeita o senhor, nem se importa com a ordem, pois ora ao Deus dele três vezes por dia. O rei mandou que trouxessem Daniel e o jogassem na cova dos leões. E o rei disse a Daniel: Espero que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, o salve. De manhã o rei se levantou e foi depressa até a cova dos leões. Com voz muito triste, ele disse: Daniel, servo do Deus vivo! Será que o seu Deus, a quem você serve com tanta dedicação, conseguiu salvá-lo dos leões? Daniel respondeu: Que o rei viva para sempre! O meu Deus mandou o Seu Anjo, e este fechou a boca dos leões para que não me ferissem. Pois Deus sabe que não fiz nada contra ele. E também não cometi nenhum crime contra o senhor. O rei, muito alegre, mandou que tirassem Daniel da cova. Em seguida, o rei mandou que trouxessem os homens que tinham acusado Daniel e foram jogados na cova. O rei Dario escreveu uma carta que dizia o seguinte: Eu ordeno que todas as pessoas do meu reino respeitem e honrem o Deus que Daniel adora. Pois Ele é o deus vivo, que vive para sempre. O seu reino nunca será destruído; o seu poder nunca terá fim. Ele socorre e salva; no céu e na terra, ele faz milagres e maravilhas.   
 
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:  
Agora, em que essa lição de Daniel pode nos ajudar hoje? Podemos aprender com Daniel que:
1) QUEM TEM FÉ NÃO PÁRA DE ORAR: Daniel era um homem de fé. Ele teve que decidir se obedeceria à ordem do rei! Ficar sem orar a Deus! Mas, se decidisse orar, ele poderia morrer. Daniel poderia dar uma desculpa e não orar, mas ele não fez isso. E você, quantas desculpas tem dado para não orar? Por exemplo: Ah! Eu não vou orar porque tenho que estudar; ou porque vou ver televisão; ou agora vou brincar; tenho que sair com meu colega. E assim você segue, nunca tem tempo para orar. Você tem tempo para muitas coisas, menos para orar? Você mostra se tem fé em Deus pelo tanto que você ora! Daniel preferiu arriscar a sua vida a deixar de orar. Daniel mostrou que ele não era apenas um homem sábio, mas também um homem de fé.    
2) FÉ É TER CERTEZA QUE DEUS NÃO VAI FALHAR: Daniel foi lançado na cova dos leões. O que você acha que Daniel ficou pensando enquanto estava indo para a cova? “Acho que Deus me abandonou, eu devia ter pensado melhor...” Ele não pensou nada disso. Daniel confiou em Deus todo o tempo. Sabe por quê? Porque Deus também estava indo. Ele sabia que naquela cova não havia leão que Deus não pudesse domar! Isso é fé! Ter fé significa acreditar que mesmo nos lugares ou situações mais assustadoras, Deus vai estar lá com você! Você só precisa confiar que Ele não vai falhar. Isso é fé!      
3) SUA FÉ PODE CRESCER! Você deve buscar a ajuda de Deus em tudo. Não pense que é apenas em situações de perigo. Você pode pedir a ajuda d’Ele para uma prova, para fazer um trabalho, para amar um amigo difícil. Se você aprender a buscar a ajuda de Deus em coisas pequenas, sua fé vai crescer e quando vier uma situação difícil, você vai ter fé suficiente para crer por um grande milagre. A Bíblia diz que Daniel orava três vezes ao dia no seu quarto, isso mostra que ele realmente levava a oração a sério. Quando ele precisou ter fé para algo muito maior, como no caso em que esteve entre a vida e a morte na cova dos leões, Daniel teve fé suficiente para crer que Deus o livraria, como de fato o livrou. Qual situação hoje na sua vida depende da ajuda de Jesus para ser resolvida? Peça a Ele para te ajudar e creia que Ele fará!
CONTEXTUALIZANDO:
Use exemplos bem relacionados à vida da criança (na escola, em casa...)
- Crianças, agora vamos ver como às vezes nos misturamos com o mundo e suas coisas erradas que não agradam a Deus.
APELO e ORAÇÃO:
Imponha as mãos sobre a cabeça das crianças e ministre a fé para crer que Deus sempre vai livrar e salvar e proteger a vida deles de qualquer mal.
MEMORIZANDO O VERSÍCULO:
Escreva o nome das crianças em papeis e coloque dentro de uma caixa.
Vá tirando os nomes, um de cada vez, e chamando a criança à frente para falar o versículo.
“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver”.  Hebreus 11:1
HORA DE BRINCAR 
NOME DA BRINCADEIRA: O LEÃO ESTÁ SOLTO!
PROCEDIMENTO: Forme grupos de três e deixe uma criança sem grupo (ela será o leão). Duas das crianças do grupo devem dar as mãos, uma de frente a outra, e a terceira fica por dentro, como se estivesse em uma toca. Ao sinal do líder, as crianças de dentro da toca devem sair e ficar andando, porém longe das tocas. Quando o líder disser: O LEÃO ESTÁ SOLTO, as crianças devem entrar na primeira “jaula” vazia que encontrar. É preciso que sempre sobre uma criança para ser o leão.
MORAL: Deus é a nossa toca segura. Se estivermos n’Ele, somos guardados de todo o mal!
BRINDE: Cartãozinho de oração  (usar papel A4 verde)
Será um cartão dobrado (na frente a foto da criança orando e na parte de dentro a frase: “Tenho fé que Deus vai atender a minha oração” e abaixo linhas)
As crianças deverão escrever um pedido de oração de algo que elas têm medo (escrever no Dom Kids mesmo)
Depois as professoras vão orar (as crianças levantam o cartão para cima com fé)
E na parte de tras, cole o versículo-chave.
Aqui está uma sugestão do cartão:


Faça ARTE!!